Vereador Dr. Armando requer informações sobre Lei da Transparência



Quais medidas foram tomadas pela Administração Municipal em cumprimento à Lei Federal nº 12.527, referente ao Acesso à Informação, conhecida como “Lei da Transparência”? Quais os servidores que compõem o grupo de trabalho responsável pelos ajustes necessários para a implementação dos dispositivos desta lei? Estes foram os questionamentos feitos pelo Vereador ao Prefeito Municipal, através de requerimento apresentado na ultima reunião da Câmara Municipal.

Segundo eles nos últimos dias a população varginhense foi surpreendida negativamente por novas iniciativas da Administração Municipal que afetam diretamente os servidores públicos e a prestação de serviços à nossa cidade. Dr. Armando conta ter apresentado, em maio deste ano, o Requerimento nº 146, sobre a Lei Federal nº 12.527, sancionada em novembro de 2011, pela presidente Dilma Rousseff, referente ao acesso à informação, popularmente conhecida como “Lei da Transparência”.

“Nas devidas proporções, tenho percebido os mesmos sentimentos e expectativa nos munícipes varginhenses, pois se trata de um grande avanço democrático na medida em que permite às pessoas vigiarem e cobrarem dos governos maior transparência e dados atualizados referentes à máquina administrativa. Esta lei estabelece que cada órgão público terá uma área em sua página na internet com informações básicas e um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), para receber e entregar as demandas de informações. Torna pública toda a informação produzida em todos os níveis do Executivo, Legislativo e Judiciário, incluindo Ministério Público, os Tribunais de Contas, Autarquias e Fundações.As ONG’s e Fundações que recebem recursos públicos, terão de divulgar todos os dados de convênios, contratos, parcerias e acordos com o governo.Um exemplo simples da aplicação desta lei é que o cidadão poderá chegar a uma repartição pública e solicitar a relação de servidores, turnos de trabalho e cargas horárias, além de contratos, licitações, estatísticas e quaisquer outras informações e documentos produzidos pelo poder público municipal”, ressaltou.

Destaca que para o sucesso do previsto na lei é necessária a tomada de medidas, em todas as esferas administrativas, em especial, por parte da Administração Municipal. “Essa iniciativa é de grande importância para a moralização da estrutura pública e para o bom andamento da máquina administrativa.  Considera-se que o acesso às informações reflete os avanços democráticos e o respeito à cidadania, através da transparência e da credibilidade que os nossos cidadãos esperam de uma gestão pública mais transparente e eficiente, dentro da lógica que quem remunera o servidor público é o contribuinte, ou seja, a população de nossa cidade”.
 
Ascom - Câmara Municipal de Varginha


Artikel Terkait:

0 comentários:

Postar um comentário