Acreditando que a implementação de um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, proporcionará aos empreendimentos industriais e segmentos afins da cidade, a destinação correta dos resíduos sólidos gerados, o Vereador Rogério Bueno sugeriu ao Prefeito Municipal, providencias através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, visando a elaboração de um “Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos", emparelhando as políticas públicas municipais com a Lei Federal n° 12.305 que “Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos”.
“A Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é um conjunto de metodologias com vista à redução não só da produção e eliminação de resíduos, como do melhor acompanhamento durante todo o seu ciclo produtivo. Tem como finalidade reduzir a produção de resíduos na origem, gerir a produção dos mesmos no sentido de atingir um equilíbrio entre a necessidade de produção de resíduos, e o seu Impacto ambiental. É uma gestão transversal a todo o ciclo, o qual analisa de maneira Holística e efetiva a geração de resíduos”, justificou.
De acordo com o Vereador, a redução na origem ou redução na fonte é o objetivo de um conjunto de políticas e estratégias que visam uma mudança na concepção, transformação, movimentação ou utilização de produtos ou substâncias, com o intuito de reduzir a quantidade de matérias primas ou subprodutos, diminuindo assim quer a necessidade de exploração de recursos naturais, como a redução de resíduos intermediários ou a toxicidade dos mesmos.
“A implementação de um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, proporcionará aos empreendimentos industriais e segmentos afins, de nossa cidade, a destinação correta dos resíduos sólidos gerados, promovendo de forma correta o reaproveitamento desse resíduo, garantindo assim uma política de sustentabilidade para nosso Município”, concluiu.
Artikel Terkait:
0 comentários:
Postar um comentário