Vereador Leonardo Ciacci sugere medidas que proporcionem o reuso da água no município

                                      

Considerando a eminente preocupação do mundo com a preservação do meio ambiente e da água que é o bem mais precioso da humanidade, o Vereador Leonardo Ciacci encaminhou pedido ao Prefeito Municipal, ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - CREA e a Associação de Valorização da Engenharia e Arquitetura - AVEA, para que  tomem providências no sentido de proporcionar e incentivar o reuso da  água no Município. “ Este seria um primeiro passo no que se refere a economia de água no Município”, destacou.  


Leonardo explica que o reuso é o processo de utilização da água por mais de uma vez, tratada ou não, para o mesmo ou outro fim. Essa reutilização pode ser direta ou indireta, decorrente de ações planejadas ou não. A água de reuso tratada é produzida dentro das Estações de Tratamento de Esgoto e pode ser utilizada para inúmeros fins, como geração de energia, refrigeração de equipamentos em diversos processos industriais, em prefeituras e entidades que usam a água para lavagem de ruas e pátios, no setor hoteleiro, irrigação/rega de áreas verdes, desobstrução de rede de esgotos e águas pluviais e lavagem de veículos.


“A grande vantagem da utilização da água de reuso é a de preservar água potável exclusivamente para atendimento de necessidades que exigem a sua portabilidade, como para o abastecimento humano. Neste sentido, deve-se considerar o reuso de água como parte de uma atividade mais abrangente que é o uso racional ou eficiente da água, o qual compreende também o controle de perdas e desperdícios e a minimização da produção de efluentes e do consumo de água”.


Além de ser uma medida eficaz para resolver a questão do abastecimento, o reuso proporciona um ganho econômico com a redução na captação, na quantidade de químicos para seu tratamento e no lançamento de efluentes. Por isso o vereador pede a  Administração Municipal que desenvolva ações que visem a reutilização da água nas repartições públicas do município e aos órgãos competentes que realizem estudos no sentido de incentivar a reutilização da água em indústrias e residências.



Artikel Terkait:
leonardo ciacci

0 comentários:

Postar um comentário