Vereador Dr. Fernando Guedes sugere que Hemocentro tenha autorização para coleta de sangue de possíveis doadores de medula óssea


O Vereador Dr. Fernando Guedes encaminhou ao Prefeito Municipal, solicitação de estudos junto à Secretaria Municipal de Saúde, para que o Hemocentro tenha autorização para coletar sangue de possíveis doadores de medula óssea e, consequentemente, cadastrá-los no banco de dados do Instituto Nacional de Câncer-INCA.

Ele explica que a doação de medula óssea é um ato extremamente importante e vital para ajudar pacientes com câncer que estão na fila de espera, tendo através do transplante de medula a possibilidade de cura. “No processo de doação o voluntário doa apenas 5 ml de sangue, sendo que essa amostra é encaminhada ao IMUNOGEM, em Poços de Caldas, onde é feito um exame de laboratório chamado teste de HLA, que determina as características genética do possível doador. Posteriormente, as informações são colocadas em um cadastro nacional, o REDOME - Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.

“Quando alguém precisa de transplante e não há um doador na família, a solução é procurar um doador compatível entre os grupos étnicos (brancos, negros, etc.) semelhantes, mas não aparentados. Para reunir as informações como nome, endereço, resultados de exames, características genéticas de pessoas que se dispõem a doar medula para o transplante, foi criado o REDOME, instalado no Instituto Nacional de Câncer (INCA). Desta forma, com as informações do receptor que não disponha de doador aparentado, busca-se no REDOME um doador cadastrado que seja compatível com ele, naturalmente se encontrado, articula-se a doação”, justifica.

Dr. Guedes conta ainda que trata-se de uma medida sem tem fins lucrativos que caracteriza-se num evento de filantrópico de utilidade pública.” Para coleta de material e cadastramento de voluntários para doação de medula óssea é necessário que o Hemocentro tenha uma autorização do Instituto Nacional de Câncer - INCA que só é conseguida através de solicitação por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Por isso solicitamos ao Secretário Municipal de Saúde que envide esforços e tome providências cabíveis para viabilizar essa iniciativa que em muito contribuirá para saúde pública, notadamente no que se refere aos transplantes de medula óssea”.



Artikel Terkait:
fernando guedes

0 comentários:

Postar um comentário