Vereadora Racibe da Acrenoc sugere implantação de um Centro Solidário de Educação Infantil para Varginha




É de autoria da Vereadora Racibe da Acrenoc, solicitação feita ao Prefeito Municipal, de estudos sobre a viabilidade de firmar parceria com o SERVAS - Serviço Voluntário de Assistência Social, para a implantação de um Centro Solidário de Educação Infantil em nosso Município, uma opção a mais aos pais de crianças entre zero e 6 anos, de mais um local para deixarem seus filhos enquanto trabalham.

“Promover e assegurar o bem-estar, o crescimento e o desenvolvimento integral de crianças de zero a 6 anos de idade é o objetivo do programa Centro Solidário de Educação Infantil, lançado em 2004 pela presidente do Servas, senhora Andrea Neves. Com capacidade para 120 e 200 crianças, as unidades são construídas e equipadas pelo Servas juntamente com empresas parceiras e entregues aos municípios. As prefeituras disponibilizam o terreno e assumem a administração e manutenção do centro. A iniciativa contribui com os municípios em seus instrumentos de garantia e proteção dos direitos da infância”, justificou a Vereadora.

Racibe da Acrenoc conta que os ambientes são organizados em berçários, sala multimeios, salas de atividades por faixa etária, refeitório, playground administrativo e de apoio. “O projeto arquitetônico dos Centros foi elaborado de acordo com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os espaços são integrados, flexíveis e iluminados naturalmente”, explica. 

A estrutura física e ambientação humanizada foram projetadas para motivar e criar oportunidades para o desenvolvimento integral das crianças nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, respeitando a cultura em que se encontram suas necessidades e interesses. O programa é concretizado com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA Estadual), e conta com a parceria do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedca), o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), prefeituras municipais e empresas parceiras.

“A implantação de um Centro Solidário de Educação Infantil em nosso município vai contribuir como apoio às creches existentesna cidade, que não funcionam mais em tempo integral, ocasionando aos pais de crianças na faixa de 0 a 6 anos de idade transtornos e constrangimentos, visto que muitos não têm um lugar adequado para deixarem seus filhos enquanto trabalham”, concluiu.



Artikel Terkait:
racibe da acrenoc

0 comentários:

Postar um comentário