Vereador Dr. Adilson sugere campanha de prevenção de acidentes de moto




Certo de que uma Campanha de prevenção de acidentes de moto contribuirá para a preservação de muitas vidas, o Vereador Dr. Adilson Rosa sugeriu ao Prefeito Municipal e a Mesa Diretora da Câmara Municipal, que estudem a possibilidade da realização deste evento em caráter emergencial.


Dr. Adilson conta que segundo Organização Mundial de Saúde, 20% das mortes no trânsito no País vitimam condutores ou passageiros de motocicletas, o dobro do registrado entre condutores ou passageiros de veículos com quatro rodas. O percentual de motociclistas entre as vítimas no Brasil é oito pontos maiores do que a proporção média mundial, de 12%.


“O Brasil pretende reduzir em 50% o número de vítimas de trânsito até 2020. Para isto os Ministérios da Saúde e das Cidades lançaram o Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes de Trânsito – Pacto pela Vida. O desafio foi proposto pela Organização Mundial de Saúde, para tirar o Brasil da incomoda situação de ser o quinto país no mundo em números de acidentes. Agora especialistas do governo irão preparar um pacote de medidas para começar em setembro, visando tentar atingir a meta proposta pela OMS”, explicou.


De acordo com o Vereador, o Ministério da Saúde informou que 145,9 mil pessoas, vítimas de acidentes de trânsito, foram internadas no ano passado e tiveram tratamento coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um custo de cerca de R$ 187 milhões. Dos acidentados, 78,3% eram homens e a maioria das pessoas internadas no período tinha entre 15 e 59 anos. As maiores taxas de acidentes envolvem motociclistas: 36,4 vítimas para cada 100 mil habitantes.


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que o país vive uma epidemia de acidentes envolvendo motociclistas. “O pacto de hoje é para conscientizar estados e municípios. Na saúde vamos reforçar as ações de vigilância, de organização da rede de atenção de urgência e emergência. O mais importante é que a gente possa ter regras e maior fiscalização”, disse.


Padilha defendeu ainda a aprovação de Leis que estabeleçam metas de redução de acidentes de trânsito para estados e municípios e que determinem inclusive a redução de repasses financeiros para quem não alcançar os objetivos. “Pintar a faixa de pedestre é mais barato do que ter que atender pessoas no Pronto-Socorro”, afirmou. O ministro das Cidades, Mário Negromonte, cobrou o endurecimento das penas para infratores no trânsito. Ele acredita que o país é capaz, na próxima década, de alcançar a meta proposta pela OMS e reduzir pela metade o número de mortes por ano, das atuais 38 mil para 19 mil mortes por ano.


“Em nossa região a situação não é diferente, as cidades de Três Pontas, Elói Mendes, Monsenhor Paulo, Carmo da Cachoeira, Santana da Vargem, Boa Esperança, Coqueiral, Guapé, Ilicínea e a nossa querida Varginha, somam uma estatística sangrenta e triste, entre janeiro de 2010 até junho deste ano, foram 29 vítimas fatais em acidentes com motocicletas. Em Varginha, no ano passado foram 15 mortes no trânsito envolvendo motociclistas e este ano já tivemos 7 vítimas fatais, perfazendo portanto o total de 22 vítimas fatais entre janeiro de 2010 e junho deste ano, ou seja das comarcas supracitadas dos 29 acidentes envolvendo motociclistas com vítimas fatais registrados, entre o início de 2010 até junho de 2011, 22 deles foram em nosso Município, isso equivale a 75,89% dos acidentes registrados, mostrando a urgência de tomada de medidas emergenciais de prevenção e conscientização a acidentes de motocicletas em Varginha”, constatou Dr. Adilson.


Artikel Terkait:
Adilson Rosa

0 comentários:

Postar um comentário