09/05/2011 - Vereadora Racibe da Acrenoc sugere campanha de conscientização dos perigos da gravidez precoce na adolescência

Considerando que a gravidez na adolescência é um problema que não deve ser subestimado, a Vereadora Racibe da Acrenoc sugeriu ao Prefeito Municipal, que promova Campanha de Conscientização dos Perigos da Gravidez Precoce na Adolescência. A adolescência implica num período de mudanças físicas e emocionais considerados por alguns um momento de conflito ou crise. Não podemos descrever a adolescência como simples adaptação às transformações corporais, mas como um importante período no ciclo existencial da pessoa, uma tomada de posição social, familiar, sexual e entre o grupo, justificou. 


A puberdade, que marca o início da vida reprodutiva da mulher, é caracterizada pelas mudanças fisiológicas corporais e psicológicas da adolescência. Uma gravidez na adolescência provoca mudanças maiores ainda na transformação que já vinha ocorrendo de forma natural. Neste caso, muitas vezes a adolescente precisaria de um importante apoio do mundo adulto para saber lidar com esta nova situação. 

A atividade sexual da adolescente é geralmente eventual, justificando para muitas a falta do uso rotineiro de anticoncepcionais. A grande maioria delas também não assume diante da família a sua sexualidade, nem a posse do anticoncepcional, que denuncia uma vida sexual ativa. Assim sendo, além da falta ou má utilização de meios anticoncepcionais, a gravidez e o risco de engravidar na adolescente podem estar associados a uma menor autoestima, a um funcionamento familiar inadequado, a grande permissividade falsamente apregoada como desejável a uma família moderna ou à baixa qualidade de seu tempo livre. De qualquer forma, o que parece ser quase consensual entre os pesquisadores, é que as facilidades de acesso à informação sexual não tem garantido maior proteção contra doenças sexualmente transmissíveis e nem contra a gravidez nas adolescentes. 

Deve-se considerar que o parto pode ser dificultado por problemas anatômicos e comuns da adolescente, os temores, desinformação e fantasias da mãe ex-criança, além dos importantíssimos elementos psicológicos e afetivos possivelmente presentes. Em função do número alarmante de adolescentes grávidas e principalmente por falta de informações é que defendo a existência de uma conscientização da população do assunto sobre os perigos que uma gravidez precoce implica sobre a vida de uma adolescente, explicou Racibe da Acrenoc. 

Emissão de Carteirinhas para idosos, portadores de necessidades especiais e de doenças crônicas 

Na mesma oportunidade a Vereadora Racibe da Acrenoc pediu ao Prefeito Municipal e ao Gerente da Autotrans em Varginha, informações sobre a emissão e renovação de carteirinhas para idosos, portadores de necessidades especiais e de doenças crônicas. Racibe quer saber se houve a contratação de mais um médico para realização de perícias para a emissão e renovação de carteirinhas do transporte coletivo, e, caso ainda não tenha ocorrido essa contratação, qual a razão e se existe a possibilidade de aumentar o prazo para renovação das carteirinhas. A verdade é que tenho sido procurada frequentemente por cidadãos varginhenses portadores de necessidades especiais, de doenças crônicas e idosas que questionam o motivo da dificuldade e a demora na emissão do passe (carteirinha) que oferece a gratuidade a eles nos coletivos urbanos do município. A morosidade e dificuldade na emissão do documento tem preocupado as pessoas, uma vez que o prazo para renovação está esgotando e muitos não conseguiram se quer passar pela perícia devido a falta de profissional médico para realizar a perícia, justificou.


Ascom - Câmara Municipal de Varginha


Artikel Terkait:
racibe da acrenoc

0 comentários:

Postar um comentário